domingo, 1 de fevereiro de 2009

Surdez por um fio

A campanha da Sociedade Brasileira de Otologia traz em colorido no cartaz a seguinte frase “MP3 abaixe o volume ou diminua para sempre a sua audição”. Dados alarmantes do Ministério da Saúde foram as molas propulsoras da campanha. Cerca de 15% a 20% da população em geral tem zumbido, sintoma que indica perda auditiva. No Brasil, significa algo em torno de 25 a 30 milhões de brasileiros. Destes, 15% se sentem incomodados com o barulho e procuram ajuda médica


Uso de MP3 requer cuidados

Imagine um estampido de uma arma de fogo próximo ao ouvido. Ele pode chegar até 130 decibéis, o mesmo registro acusado no último volume de aparelhos de MP3 ou MP4 utilizados pelos adolescentes. Esse mesmo volume é compatível à turbina de um avião ao decolar.

Se esse hábito de ouvir som alto com fones auriculares for diário, o adolescente corre o risco de começar a perder a audição em pouco tempo. Dependendo da sensibilidade, a perda auditiva pode começar a ser sentida em apenas dois anos ou em outros casos em dez. Segundo o otorrino dr. Áureo Fernandes, a perda da audição é gradativa e irreversível.

“Existe um músculo chamado tensor do tímpano que tem o papel de frear o som. Ele faz com que a membrana do tímpano fique mais rígida para tentar impedir a entrada do som com força bruta, protegendo o ouvido. Mas se a pessoa ouvir música acima de 100 decibéis não há freio que resista. Uma coisa é um som de 80 decibéis vindo de fora e outra é vinda de um fone auricular”, explica o especialista.

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.