sábado, 9 de maio de 2009

Petrobras deixou de recolher R$ 4,3 bi em impostos

A Petrobras vem usando uma manobra contábil para pagar menos impostos e contribuições e, com isso, a estatal consegue sobra de caixa em tempos de crise.

Desde dezembro, pelos cálculos do Ministério da Fazenda, R$ 4,3 bilhões deixaram de entrar nos cofres públicos, informam Regina Alvarez e Martha Beck, em reportagem publicada neste domingo pelo Globo.

Essas compensações contribuíram fortemente para derrubar a arrecadação federal no período. Os créditos são resultado de uma mudança no regime de recolhimento de impostos feita pela Petrobras no segundo semestre do ano passado - auge da crise cambial.

A estatal vinha recolhendo, pelo regime de competência, os tributos sobre ganhos decorrentes da variação cambial incidente sobre seus ativos no exterior.

Trocou para o regime de caixa no segundo semestre, aplicando o novo sistema sobre todo o exercício de 2008, de forma retroativa, o que resultou em créditos de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), compensados, a partir de dezembro, no recolhimento de PIS/Cofins e da Cide (contribuição que incide sobre combustíveis).

de Noblat

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.