quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Contra nova gripe, crianças em idade escolar deveriam ser vacinadas primeiro

Conclusão é de pesquisa da Universidade Yale, que inclui jovens adultos.Medida racionalizaria imunização e seria mais efetiva para conter pandemia.

Nada de grávidas ou pacientes imunodeprimidos. Crianças em idade escolar, a partir dos 5 anos, e adultos entre 30 e 39 anos de idade é que deveriam ser prioridade nas campanhas de vacinação contra a nova gripe. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Yale, nos Estados Unidos, analisaram o perfil epidemiológico das pandemias de gripe espanhola, em 1918, e da gripe asiática, em 1957, e concluíram que as autoridades de saúde devem focar seus esforços nesses dois públicos para obter melhores resultados na prevenção contra o vírus A (H1N1), que matou mais de 1,7 mil pessoas neste ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

O estudo, publicado na edição desta quinta-feira (20) da “Science”, aponta que as crianças em idade escolar são as maiores responsáveis pela transmissão do vírus e seus pais servem como pontes para a disseminação para o resto da população. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores construíram um modelo matemático analisando dados como mortes, infecções, anos perdidos de vida, custos econômicos e avaliação do contingente de contaminados em pandemias passadas, como a da gripe espanhola e da gripe asiática.

Essas pandemias (de 1918 e 1957) oferecem os melhores dados sobre qual proporção da população nós podemos esperar que serão infectadas em um novo surto e quantas morrerão. Os dados anuais da gripe sazonal são mais limitados"
De acordo com Jan Medlock, matemático da Universidade Yale e um dos autores da pesquisa, as pandemias passadas podem fornecer aos pesquisadores uma idéia da mortalidade da pandemia causada pela nova gripe. “Essas pandemias oferecem os melhores dados sobre qual proporção da população nós podemos esperar que serão infectadas em um novo surto e quantas morrerão.


Emilio Sant’Anna Do G1, em São Paulo

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.