quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Barack Obama, da mistura cultural à luta pela Presidência dos EUA
Ele fez sucesso com livros, discos e principalmente na política estadual.Agora, tenta transformar sua popularidade em votos em todo o país.

Era um ritual de quarta-feira à noite para Barack Obama: após um dia debatendo sobre impostos, pena de morte ou alguma outra questão controversa, ele ia para uma reunião do “comitê”.

Legisladores e lobistas, tanto democratas quanto republicanos, deixavam a política de lado para se reunir para... seu jogo semanal de pôquer. Era uma chance para Obama, então um legislador de Illinois, de socializar em meio às cartas e charutos (ou, no caso dele, cigarros). Também era um modo para esse filho de um pastor de cabras africano, esse advogado educado em Harvard, autor e professor, de mostrar que podia ser apenas mais um dos rapazes. Isso não era novidade para ele.
Entenda as eleições nos EUA
Ele já havia navegado por partes exóticas do Havaí e da Indonésia, pelos salões privilegiados de Cambridge e pelas ruas destruídas pela pobreza de Chicago quando menino, um estudante e um homem jovem. Ao longo do caminho, Barack Obama, agora um novato como senador dos Estados Unidos e candidato democrata à presidência, partiu decidido a fazer coisas que ele afirma que irão funcionar na Casa Branca: diminuir distâncias, fazer conexões, forjar alianças. “Barack sabe o que ele tem que fazer para se encaixar e tem a capacidade de fazer isso”, afirma o senador do estado Terry Link, seu amigo de longa data e ocasionalmente anfitrião do pôquer. “Ele tenta vencer em lugares em que não se sobressai.” Sua meia-irmã, Maya Soetoro-Ng, vê as coisas de outro modo: "Ele caminha entre dois mundos”, diz ela. “Foi isso o que ele fez a vida toda." Desde o início, Barack Obama misturou culturas. Seu pai, também chamado Barack Obama, era um aluno negro com bolsa de estudos que viajou de sua pequena vila no Quênia para estudar na Universidade do Havaí. Sua mãe, Stanley Ann Dunham, era branca e tinha só 18 anos quando eles se conheceram numa aula de russo. Barack -“abençoado” em árabe- nasceu em 4 de agosto de 1961.
O casamento de seus pais durou pouco. Seu pai deixou a família para estudar em Harvard quando seu filho fez dois anos, voltando apenas uma vez. Obama escreveu de maneira pungente sobre a visita em suas memórias - relembrando a bola de basquete que seu pai lhe deu, os discos africanos que eles tocaram para dançar e à apresentação de Dave Brubeck que viram juntos. Obama, então com 10 anos de idade, nunca mais viu seu pai. Na época, a mãe de Obama havia se casado de novo,com Lolo Soetoro,outro estudante universitário.
fonte:g1.globo.com>mundo
Todos os que fazem o Blog do Cleiton Alves parabeniza o novo Presidente da maior potência mundial...

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.