quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Desafio ao Racismo

A vitória de Barack Obama na eleição presidencial dos Estados Unidos fez o mundo comemorar uma vitória na guerra contra o preconceito racial. A partir de janeiro, a Casa Branca será ocupada por um negro pela primeira vez na história. É possível dizer que 2008 ficará marcado como um ano importante na luta contra o racismo. Na mesma semana em que Obama ganhou a eleição, o britânico Lewis Hamilton tornou-se o primeiro negro e o mais jovem campeão mundial de Fórmula 1, um esporte de elite. Entretanto, logo depois da vitória, o pai do piloto desabafou: “Suportamos tantos abusos nos últimos meses que cheguei a pensar: talvez a F-1 não seja lugar para minha família”, declarou Anthony Hamilton. Semanas antes da corrida, o esportista foi alvo de mensagens racistas na internet.


Alguns membros de entidades afro-descendentes dizem que tanto Hamilton quanto Barack Obama não representam a comunidade negra que mais sofre preconceito, já que eles vêm de famílias ricas. Obama é ex-aluno da prestigiosa universidade de Harvard e filho de uma americana branca com um queniano. Não é exatamente um militante da causa afro, nem tocou nesse assunto durante a vitoriosa campanha.


Ainda assim, as vitórias de Obama e Hamilton são importantes passos no caminho para a morte do preconceito porque, além de negros, são exemplos de homens modernos, globalizados, símbolos de que os afro-descendentes podem – e devem – estudar em boas universidades, investir numa carreira de sucesso, ganhar respeito e chegar a um cargo de poder. Mas apesar de comemorações por todo o mundo, na prática não há tantos motivos para festa. O Brasil, segundo maior país negro do mundo (só perde da Nigéria), no qual 46% da população se declara afro-descendente, não trata nada bem seus filhos negros. Segundo a pesquisa Retratos da Desigualdade, elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), o abismo social que separa brancos e negros ainda é enorme por aqui.


fonte: Folha Universal

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.