terça-feira, 18 de novembro de 2008

Estudantes já utilizam a bilhetagem eletrônica


Ticketes estudantis devem ser substituídos pela bilhetagem eletrônica até 01 de janeiro de 2009

Os ticketes estudantis usados para o sistema de transporte público deverão ser substituídos pela bilhetagem eletrônica até o dia 01 de janeiro de 2009, como já acontece com as passagens inteiras. De acordo com a STTU, cerca de 50 mil Natal Cards já estão sendo distribuídos em pelo menos 200 instituições de ensino da cidade, mas enquanto alguns estudantes já utilizam o serviço, outros ainda nem tomaram conhecimento da mudança e reclamam da falta de informação por parte das escolas e dos órgãos competentes.

A reclamação é percebida no próprio posto de venda do Seturn. A maioria dos estudantes que esteve no local na tarde de ontem ainda comprava os ticketes de papel e não tinha informações nem previsão de receber o cartão. “Eu soube hoje pela minhã irmã que o cartão já estava sendo distribuído. Procurei o DCE da universidade e eles afirmaram que só entregariam em janeiro. Achei que em termos de informações foi nota zero”, reclamou a universitária Khyara Suerda.

De acordo com o chefe do departamento de Operações e Permissão da STTU, Clodoaldo Trindade, o cartão é gratuito e a entrega aos usuários é feita pela própria instituição de ensino. Todos os estudantes terão seu cartão gerado automaticamente por meio do Registro Único implementado em 2005, que constitui em um CD fornecido pelas escolas com o nome de todos os alunos matriculados, e que deve ser atualizado a cada dois meses. Caso tenha algum problema, o estudante pode solicitar o documento direto ao SETURN, mediante apresentação da carteira de estudante, identidade e declaração da escola.

Com relação ao uso, apesar do cartão conter a foto do estudante, continua sendo obrigatório a apresentação da carteira de estudante ao cobrador do ônibus.

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.