quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Brasil será autossuficiente em diesel a partir de 2013, diz Petrobras

O Brasil deixará de depender de diesel comprado no exterior a partir de 2013, segundo o diretor de abastecimento e refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Segundo ele, a entrada em operação de novas unidades de refino permitirão que o país se torne autossuficiente na produção de diesel e passe ainda a exportar o produto.

No ano passado, o Brasil importou, em média, 15% da demanda de 780 mil barris diários de óleo diesel. A Petrobras prevê a ampliação da unidade de tratamento de derivados em Guamaré (RN) a partir de 2010. No ano seguinte, está prevista a refinaria do Nordeste, com capacidade para até 230 mil barris/dia. Em 2012, começa a funcionar a primeira fase do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio), com produção de 150 mil barris/dia.

Em 2013, começam as primeiras fases das refinaria Premium 1, no Maranhão, com capacidade para até 600 mil barris/dia e Premium 2, no Ceará, para até 300 mil barris/dia. As duas unidades vão operar a plena carga somente em 2015. Com cinco unidades de refino para entrar em operação nos próximos seis anos, a Petrobras não descarta construir mais refinarias a partir de 2015.

"Não há definição sobre novas refinarias. A Petrobras está sempre avaliando o mercado e a nossa intenção é ter uma capacidade de refino adequada à nossa produção", disse Costa, citando a expectativa de crescimento da produção de petróleo com a entrada em operação dos projetos da camada pré-sal.

Fonte: Folha Online

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.