sábado, 21 de fevereiro de 2009

Desemprego aumenta 20%, aponta IBGE

O contingente de desempregados cresceu 20,6% entre dezembro e janeiro -o pior resultado para o mês desde 2003, apontou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa de desemprego subiu de 6,8% para 8,4%. A população desocupada, de 1,55 milhão para 1,89 milhão de pessoas nas seis regiões metropolitanas pesquisadas.

"Foi um mês cruel para o mercado de trabalho", disse Cimar Azeredo, coordenador da pesquisa do IBGE. No mês passado, com a crise instalada e em meio às demissões na indústria, a Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE havia informado que o desemprego em dezembro tinha caído de 7,6% para 6,8%. Mais do que a taxa de desemprego em si -que não chegou a ser a pior para um mês de janeiro- chamou a atenção do IBGE o súbito aumento de pessoas procurando trabalho. "Nem quando estávamos em recessão, em 2003, houve variação tão forte", disse Azeredo.

Pesaram para a piora no mercado de trabalho as demissões ocorridas na construção civil e no comércio. "No comércio já era esperado, porque depois de dezembro o setor normalmente demite. Chama a atenção o número de demissões na construção civil, em que a queda no contingente de ocupados de 4,7% foi a maior dos últimos sete anos." Após as demissões de dezembro, a indústria manteve estável seu número de vagas.

Fonte : IBGE


Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.