quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Projeto pretende monitorar ecossistemas aquáticos do rio Apodi/Mossoró

Com o Projeto "Caracterização e Monitoramento de Ecossistemas Aquáticos da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró, como Base para o Desenvolvimento das Atividades de Aquicultura e Pesca no Semiárido do Rio Grande do Norte", o professor Gustavo Henrique Gonzaga conseguiu uma bolsa de produtividade para financiar a realização da pesquisa, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


De acordo com o autor do projeto, o seu principal objetivo é implementar o monitoramento permanente dos principais ecossistemas aquáticos da bacia hidrográfica do rio Apodi/Mossoró. "Esta bacia possui um papel de destaque no Estado devido as suas dimensões - 26,8% do território estadual", explicou o pesquisador. De acordo com o coordenador do projeto, serão realizadas amostragens de água e sedimentos em diferentes trechos da bacia hidrográfica do rio Apodi/Mossoró, partindo da região da cabeceira até a estuarina.

Gustavo Henrique informou também que a pesquisa deverá identificar a existência de gradientes físicos e químicos e possíveis alterações ocasionadas por atividades antrópicas, tais como: piscicultura em reservatórios, carcinicultura na região estuarina da bacia hidrográfica, salineira e impactos ocasionados por resíduos domésticos.
As principais metas do projeto, segundo o autor, são "gerar um diagnóstico dos ambientes aquáticos do rio Apodi/Mossoró, engajar os alunos de graduação (Engenharia de Pesca e Ecologia) e da pós-graduação nas atividades de pesquisa do projeto, estruturar um Laboratório de Liminologia e Qualidade de Água para pesquisas e fortalecer a linha de pesquisa em Aquicultura e Ecologia Aquática do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal".

Segundo o professor Gustavo Henrique, os resultados obtidos também serão importantes para o desenvolvimento das atividades de aquicultura, especialmente no reservatório de Santa Cruz do Apodi, onde já existe a criação de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus), para a carcinicultura situada no baixo curso da bacia hidrográfica e para a atividade de pesca de moluscos bivalve, conhecido vulgarmente como taioba, que é realizada no estuário do rio Apodi/Mossoró.

"O apoio do CNPq aos professores/pesquisadores da Ufersa, por intermédio de Bolsas de Produtividade e financiamento de projetos de pesquisa, demonstra que a Universidade tende a se consolidar não somente como um centro capacitado de ensino no semiárido nordestino, mas também como um polo de pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento", frisou Gustavo.


Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.