sábado, 16 de maio de 2009

Padrasto e irmão são acusados de abusar sexualmente de menor em Apodi

Um homem de mais de trinta anos, morador do bairro Baixa do CAIC, no município de Apodi, está sendo acusado de abusar sexualmente de uma adolescente de cerca de 16 anos. O irmão da vítima, um homem de 24 anos, também é acusado de abusar da menor.

O processo corre em segredo de justiça, mas sabe-se que o ministério público pediu a prisão preventiva, que foi decretada pela juíza da cidade, dos acusados. O delegado da Cidade de Apodi Dr. Célio Fonseca efetuou a prisão dos dois na tarde de quarta-feira, dia 13 de maio.A menor foi encaminhada para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, onde terá acompanhamento de assistente social e de psicólogo.

O caso de atentado violento ao pudor está sendo apurado pela justiça.Importância do projeto 18 de maioO Dia Nacional de Combate Ao Abuso e á Exploração Sexual Infanto-Juvenil que será comemorado no dia 18 de maio, mas que em Apodi está sendo comemorado durante toda a semana com ampla programação montada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.A programação da semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Apodi, aconteceu na Casa da Cultura Popular de Apodi e contou além da presença da prefeita Goreti Pinto, secretario de Desenvolvimento Social, Laete Oliveira, Secretaria da Educação e Cultura, Mara Marlizete, vereadores, assessores da municipalidade, promotora e juíza da Comarca de Apodi, diretores de escolas, dentre outras autoridades do município.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexuais de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal nº 9970/2000 com o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a se engajar no combate às violências sexuais de crianças e adolescentes, bem como na defesa dos seus direitos.Essa data foi escolhida há 30 anos. A 18 de maio de 1973, o assassinato de Aracelli Cabrera Crespo, de nove anos incompletos, em Vitória (ES), chocou o país.

Aracelli foi seqüestrada, drogada, estuprada, teve seu rosto desfigurado com ácido, entre outras barbáries. A história desse crime denuncia muito dos ingredientes da violenta rede de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes em nossa sociedade: implicação da rede familiar, abuso de poder, tráfico de drogas, corrupção e impunidade.A violência sexual contra criança e adolescente é prática criminosa e, devido a valores culturais e morais, arbitrados pela sociedade, ainda tem pouca visibilidade social e política, o que dificulta o seu efetivo enfrentamento.

Da Redação – Roberto Fernandes

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.