sexta-feira, 19 de junho de 2009


A Rádio Cidade FM 87.9 em Apodi inova mais uma vez por melhor atendimento ao ouvinte e agora ao internalta com toda sua programação via Internet é só acessar o nosso link:



Programação da governadora Wilma de Faria na região Oeste

AGENDA DA SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2009

13h – Embarque para Mossoró

14h – Deslocamento de Mossoró para Apodi

15h – Visita ao Instituto Federal de Educação Tecnológica do RN (IFRN) e ao canteiro de obras do Parque Ecológico da Barragem de Santa Cruz
Local: Barragem Santa Cruz, Apodi

16h – Reunião, na Casa de Cultura de Apodi, com lideranças políticas, Reitoria da UERN e a sociedade civil organizada para tratar da implantação de um Núcleo da UERN em Apodi assinatura da ordem de serviço para a construção do Parque Ecológico da Barragem de Santa Cruz

Local: Casa de Cultura de Apodi

18h – Deslocamento para Caicó

20h30 – Visita à 6ª Feira de Negócios do Seridó

Local: complexo cultural Ilha de Santana

Por: Janio Eduardo
Crise econômica fará mundo ter mais de 1 bilhão de desnutridos em 2009, diz ONU

Planeta ganhou 100 milhões de desnutridos em um ano, segundo a FAO.Desnutrição atinge um sexto da população, de acordo com relatório.

A barreira de um bilhão de pessoas que sofrem de desnutrição será superada em 2009 em consequência da crise econômica mundial, anunciou nesta sexta-feira (19) a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

"Pela primeira vez na história da humanidade, mais de um bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de desnutrição em todo o mundo", adverte a FAO em seu relatório anual sobre a segurança alimentar mundial.

"O número supera em quase 100 milhões (11% a mais) o do ano passado e equivale a uma sexta parte aproximadamente da população mundial", diz a agência da ONU, que tem sede em Roma

"A crise silenciosa da fome cria um risco grave para a paz e segurança mundial", disse o diretor geral da FAO, Jacques Diouf. "Precisamos urgentemente formar um consenso amplo para a erradicação total e rápida da fome."

A FAO define como subnutrida a pessoa que ingere menos de 1.800 calorias por dia. Segundo a agência, quase todos os subnutridos vivem nos países em desenvolvimento. Cerca de 642 milhões estão na Ásia e na região do Pacífico, e 265 milhões na África Subsaariana. Na América Latina e no Caribe, são 53 milhões.

O número de subnutridos no mundo passou de 825 milhões no biênio 1995-1997 a 873 milhões de 2004 a 2006. Em 2008, o númerou caiu de 963 milhões a 915 milhões por uma melhor distribuição dos alimentos, mas a tendência se reverteu com o agravamento da crise econômica e financeira do fim do ano.
Fonte: G1

domingo, 7 de junho de 2009

Índios assinam contrato para preservar florestas

Depois de um ano de negociações, os índios tembé-ténêtéhar vão assinar esta semana um contrato histórico. Eles passarão a receber dinheiro lá de fora para manter a floresta em pé dentro da reserva, que é um pouco maior que Brasília e as cidades satélites que compõem o Distrito Federal. É o que mostra a reportagem de Liana Melo publicada na edição deste domingo do jornal O GLOBO. A repórter viajou à Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Pará.

De Noblat
Precavidos, casais preferem viajar separados

O acidente com o Airbus A-330 da Air France pode aumentar uma prática já adotada por alguns casais e sócios de empresas: a de embarcar em voos distintos. A cantora Fernanda Abreu e seu marido, o artista plástico Luiz Stein, não viajam juntos de avião desde que tiveram a primeira filha. Os jornalistas William Bonner e Fátima Bernardes, que apresentam o "Jornal Nacional", da TV Globo, também costumam ir cada um em uma aeronave quando saem do Rio sem os filhos.

De Noblat
Bancada cubana tenta frear Obama

Representação no Congresso não reflete base de cubano-americanos, cuja maioria é a favor do fim do embargo

A revogação da resolução que suspendeu Cuba da Organização dos Estados Americanos (OEA) por 47 anos foi comemorada na América Latina como mais um sinal da reaproximação dos EUA com a ilha. Mas a bancada de cubano-americanos no Congresso dos EUA recebeu a decisão como uma afronta e promete brecar novas iniciativas do presidente Barack Obama para distender as relações com Havana - principalmente o fim do embargo econômico imposto à ilha em 1962.
"Há uma tensão entre a Casa Branca e o lobby anticastrista: a partir de agora, a bancada cubana ficará mais agressiva, tentando evitar que Obama continue com a distensão", disse ao Estado Maurício Cárdenas, especialista em América Latina do Brookings Institution.


Hoje, a maioria dos 1,8 milhão de cubano-americanos dos EUA é a favor do fim do embargo. Segundo uma pesquisa divulgada em abril pela Bendixen Associados, 43% dos cubano-americanos são contra o bloqueio e 42%, a favor. Em 2003, 61% dessa comunidade achava que o embargo deveria ser mantido e só 28% queria seu levantamento.

De Patrícia Campos Mello

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Governadora assina ato de promoção de professores do Estado


Dois mil professores da rede estadual, serão promovidos nesta sexta-feira...
E até o final do mês, o número chegará a seis mil...

O ato de promoção vertical será assinado às 10h30, no auditório da Secretaria Estadual de Educação.

Têm direito à promoção, professores que mudaram do nível médio para superior com especialização, de especialização para mestrado e de mestrado para doutorado.
A promoção será retroativa a 1º de abril e será paga em folha suplementar já agora, na primeira quinzena de junho.

Thaisa Galvão
Mãe do leitor que fez apelo a doadores de sangue, morre no Hospítal do Coração

O leitor Guilherme Augusto de Faria Correa, que ontem fez um apelo a doadores de plaquetas para sua mãe que estava internada na UTI do Hospital do Coração, informou agora há pouco que dona Zélia Faria Correa não viveu o tempo suficiente para receber as doações.

Ela morreu na manhã de hoje e o corpo será velado a partir das 13h30, no Morada da Paz da rua São José, próximo ao Corpo de Bombeiros

Thaisa Galvão
Lutador de boxe grava primeiro CD com música de seus ídolos

O lutador Adilson Maguila Rodrigues, o ex-número 2 do ranking mundial de boxe na década de 80, e segundo colocado no quadro Fora do Ninho do programa Raul Gil (perdeu o 1º lugar e o prêmio que seria um carro para a apresentadora Luize Altenhofen), foi convidado pelo filho do apresentador, Raulzinho, a gravar um CD cantando músicas de seus ídolos. "Sempre cantei em roda de samba com os amigos, mas nunca imaginei que ia gravar um CD. Agora, é "nóis" no iPod. Não é assim que fala", comenta Maguila.

O lutador, que completa 51 anos em julho, disse que o CD será em homenagem a Bezerra da Silva, morto em 17 de janeiro de 2005. "Vai ter três músicas dele, duas do Zeca Pagodinho, uma do Jorginho do Império, uma do Jorge Aragão e o resto de inéditas. Essa aí, Vida de Campeão, eu nem sei quem fez", aponta, com a ingenuidade que sempre o acompanhou.

Raulzinho responde: Foi o Paulinho Levi, que fez sucessos compondo músicas do É o Tchan. Mandamos a música para as rádios de todo o Brasil e acabou virando essa loucura. Todo mundo ficou impressionado com o Maguila cantando. De acordo com Raulzinho, que já trabalhou com cantores profissionais e disse ter ficado impressionado com Maguila, o CD deve ser lançado daqui a dois meses. "Queremos primeiro que as pessoas levem a sério essa nova carreira dele".

Querido por todos, dentro e fora dos ringues, Maguila acredita que vai ser festejado também em cima dos palcos. "Só vou dar porrada em quem comprar pirata", brinca. O motivo para a braveza não é apenas a dor no bolso. As vendas do CD e 10% da arrecadação dos shows serão revertidas para o projeto Amanhã Melhor, que cuida de 280 crianças em São Paulo.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do Jornal O estado de S.Paulo
Ex-jornalista do SBT estreia em nova emissora no mês de junho

A jornalista Ana Paula Padrão, contratada pela Record no início de maio, estreia na emissora no próximo dia 29. Ana Paula apresentará o "Jornal da Record" ao lado de Celso Freitas.
Record


De acordo com um comunicado divulgado pela emissora nesta sexta-feira (5), o noticiário será reformulado para a estreia da apresentadora, ganhando estúdio e cenários novos.
Antes de assinar o contrato de quatro anos com a Record, Ana Paula Padrão era contratada do SBT. Quando anunciou a contratação da jornalista, a emissora afirmou que aquele era um dos investimentos da Record na área de jornalismo.
A antiga apresentadora do "Jornal da Record", Adriana Araújo, será correspondente da emissora em Nova York.



Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da Folha online
Café com presidente: Brasil dá lição no cuidado com o meio ambiente, garante Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira(1º) que o Brasil, “cada vez mais, está dando lições ao mundo” em relação a medidas adotadas para preservar o meio ambiente. Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele destacou ações de combate às queimadas e ao desmatamento.

Ao comentar as comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente – que começa nesta segunda-feira –, Lula lembrou que nos últimos seis anos foram criados 25 milhões de hectares de áreas de conservação na Amazônia. O objetivo, segundo ele, é proteger a biodiversidade e priorizar a manutenção do ecossistema brasileiro.Outro ponto ressaltado pelo presidente foi a homologação de 10 milhões de hectares de terras indígenas no Brasil – entre elas a reserva Raposa Serra do Sol.

“Além disso, estabelecemos preços mínimos para os produtos dessas reservas, garantindo o sustento de milhares de famílias e a preservação ambiental”, disse ele.

Janio Eduardo

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cuba deixa de ser o 'patinho feio' das Américas, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta quarta-feira a decisão da Organização dos Estados Americanos (OEA) de revogar a resolução de 1962 que expulsou Cuba dos seus quadros . A medida, que abre caminho para a reincorporação da ilha ao órgão, depois de 47 anos, foi descrita por Lula como "uma vitória do povo latino americano". De acordo com o brasileiro, Cuba deixa, enfim, de ser "o patinho feio das Américas".


- Hoje recuperamos o direito de Cuba participar da OEA. Ninguém mais conseguia explicar, ninguém mais conseguia entender (a gente) fazer uma reunião dos países das Américas e Cuba não estar presente, como se fosse o patinho feio. Isso acabou e foi bom para todo mundo - disse Lula.

De Chico de Gois
Voo 447 - Agência avisou sobre falha em equipamento

A Agência Europeia de Segurança da Aviação (Easa) emitiu, em 16 de janeiro, um alerta para os pilotos dos aviões Airbus A330 e A340, sobre ocorrências anormais no equipamento Ecam (Electronic Centralised Aircraft Monitor) desses modelos de aeronave, o que levaria a um "comportamento anormal" que provocaria, por exemplo, repentinos mergulhos em pleno voo, revela reportagem publicada no "New York Times".

O problema foi detectado em um voo da companhia australiana Qantas em outubro passado e teria sido precedido do desligamento do piloto automático do A 330 - que também foi desconectado no voo 447 da Air France que caiu no Oceano Atlântico após decolar do Rio, na noite de domingo.

Mensagens enviadas automaticamente pelo avião mostram que o desligamento do piloto automático foi seguido de uma série de falhas na parte elétrica do Airbus, que culminaram, quatro minutos depois do início da pane, no desaparecimento da aeronave.

Fonte: ''Agência Europeia de Segurança da Aviação (Easa)''

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Susan Boyle está emocionalmente esgotada, confirma produtora


Nota oficial diz que cantora foi examinada por seu médico particular.Imprensa afirma que ela está internada em uma clínica de Londres.

Após grande noticiário da imprensa inglesa, uma nota oficial divulgada nesta segunda-feira (1º) pela Talkback Thames, produtora responsável pelo “Britain’s got talent”, confirmou que Susan Boyle está com problemas de saúde. “O estresse em ser objeto de fascinação mundial”, segundo o site do programa de calouros, teria levado a escocesa a uma crise.

“Após o show de sábado à noite [quando houve a grande final], Susan está exausta e emocionalmente esgotada. Ela foi examinada por seu médico particular, que apoiou a decisão de tirar alguns dias para descansar e se recuperar”, afirma a nota oficial. “Oferecemos a ela nosso total suporte e desejamos uma rápida recuperação.” O site ainda abre espaço para os fãs que quiserem enviar mensagens de apoio à cantora.

De acordo com a imprensa britânica, Boyle teria sido internada no domingo em uma clínica que trata de saúde mental chamada Priory Clinic, em Londres. “Ninguém tinha tido de lidar com esse tipo de atenção que Susan teve de encarar. Isso era imprevisível”, afirmou Piers Morgan, um dos jurados do “Britain’s got talent”. “Foi tudo uma loucura. Ela saiu do anonimato para se transformar na mulher mais vista na história da internet.”

Favorita ao prêmio do “Britain’s got talent”, Boyle acabou derrotada pelo grupo de dança Diversity. Durante a última semana, ela já vinha dando sinais de desequilíbrio emocional. Chegou a perder a paciência com repórteres e ameaçou abandonar o programa. Morgan, em entrevistas à TV norte-americana, revelou que ela havia chorado diversas vezes e que chegou a arrumar as malas para ir embora.

Boyle, 48 anos, virou sensação mundial na internet depois de cantar "I dreamed a dream", de "Les miserables," no "Britain's got talent". Sua participação foi vista mais de 60 milhões de vezes no YouTube. Na grande final de sábado, ela voltou a cantar a mesma música, mas foi derrotada pelos dançarinos, que faturaram o prêmio de 100 mil libras e a chance de se apresentar diante da rainha.


Do G1, em São Paulo
Sarkozy conversa com Lula sobre avião desaparecido

Aeronave da Air France decolou do Rio no domingo com destino a Paris.Avião desapareceu sobre o Oceano Atlântico.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, conversou com o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para expressar suas "condolências e solidariedade" às famílias brasileiras dos passageiros do voo AF 447, que desapareceu quando ia do Rio de Janeiro para Paris. "O chefe de Estado agradeceu ao presidente Lula pelos esforços da Força Aérea brasileira na busca pelo avião", diz um comunicado da Presidência da França. Os dois presidentes acertaram de se manter em contato e informados dos progressos da busca.

Mais cedo, o presidente Lula disse que entraria em contato com Sarkozy, para saber mais detalhes do desaparecimento do Airbus da Air France, que deixou o Rio de Janeiro na noite de domingo com destino a Paris e desapareceu sobre o Oceano Atlântico.

Lula deu as declarações em San Salvador, depois de participar da posse do presidente de El Salvador, Maurício Funes.

Lula afirmou também que vai ligar para o Brasil para saber o andamento das providências que estão sendo tomadas em relação ao acidente. "Estou chegando agora, vou me informar sobre o que está acontecendo, vou ligar para o Sarkozy, falar com ele, e depois falar com vocês (jornalistas)", afirmou.

Sarkozy disse nesta segunda que a chance de haver sobreviventes do voo são "escassas".

Ele esteve no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, para acompanhar a crise. Segundo o presidente, ainda não há elementos para determinar o que aconteceu com a aeronave, que leva 228 pessoas -216 passageiros e 12 tripulantes.

Do G1, em São Paulo, com agências
Brasileiro está otimista em relação à crise financeira

O Instituto Sensus perguntou aos seus 2 mil entrevistados como o Brasil está lidando com a crise financeira mundial e em que situação estará o país quando a crise acabar. As respostas foram positivas nos dois casos.

Para 55,3% dos entrevistados, o Brasil está no meio da crise financeira. Enquanto 35,9% acreditam que a crise está passando.

Mas 50,4% dos entrevistados acham que o Brasil está lidando com a crise de madeira adequada - contra 26,5%, que apontam o tratamento como inadequado.

Para 55,9% dos entrevistados, o Brasil sairá fortalecido da crise financeira mundial. Na pesquisa de março, o número era 46,3%.

Para 19,7% dos entrevistados, o país sairá enfraquecido da crise. Pensavam assim 23% em março.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

De Instituto Sensus
Brasileiros eram 58, segundo a Air France

A companhia aérea Air France atualizou nesta tarde as informações sobre a nacionalidade dos passageiros do vôo AF 447, que saiu na noite de domingo do Rio de Janeiro e desapareceu na madrugada desta segunda-feira a caminho de Paris. A maioria dos passageiros era francesa . Ao todo, estavam a bordo da aeronave 228 pessoas.

Segundo o comunicado oficial divulgado na internet, havia 58 brasileiros a bordo do Airbus A330 e não 80, como o gerente da empresa no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim no Brasil, Jorge Assunção, havia informado. A lista foi elaborada com base em informações fornecidas por autoridades brasileiras

De Noblat

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.