sábado, 16 de janeiro de 2010

Corpo do diplomata brasileiro é encontrado no Haiti

O corpo do diplomata brasileiro Luiz Carlos da Costa foi encontrado na tarde deste sábado (16) sob os escombros do prédio das Nações Unidas que desabou durante o terremoto que devastou o Haiti na última terça-feira. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, já telefonou à Embaixada do Brasil nos Estados Unidos confirmando oficialmente a informação.

Divulgação

Costa, cuja família vive nos EUA, era representante-adjunto da ONU no Haiti. Ele participava de uma reunião com o chefe da missão das Nações Unidas no país (Minustah), o tunisiano Hedi Annabi, quando o forte terremoto de 7 graus de intensidade destruiu o Hotel Christopher, sede da organização na capital Porto Príncipe. Annabi também morreu.
O diplomata estava no Haiti desde 2006. Antes ele havia trabalhado em missões na Libéria e no Camboja.
O diretor da ONU no Brasil, Giancarlo Summa, disse que "já não havia esperanças" de encontrar Costa com vida.
- Nós sabíamos que ele estava no prédio e ficou debaixo dos escombros. Depois de quatro dias, é muito difícil alguém sobreviver.
A ONU disse que 200 de seus funcionários continuam desaparecidos.
Uma lenda da ONU
Por meio de um comunicado, o secretário-geral da ONU disse estar "profundamente triste" com a perda de Costa e de Annabi.

Moon disse que o brasileiro foi "por muitos anos uma lenda das operações de paz da ONU".

"Ele foi um mentor para gerações de funcionários da ONU. Ele os conhecia, conhecia seus familiares e seu coração estava sempre aberto para ouvir suas histórias e para ajudá-los", disse o chefe das Nações Unidas.
do R7.com

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.