sábado, 8 de novembro de 2008

789 mil alunos fazem olimpíada de matemática neste sábado
Competição é destinada aos alunos da rede pública.


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) vai reunir, neste sábado (8), 789.834 alunos de quase 36 mil escolas municipais, estaduais e federais do país. A competição está em sua segunda fase e terá uma prova discurisva aplicada em 7,5 mil centros e terá duração de três horas.

Confira aqui os classificados
Alunos de três níveis de escolaridade (5ª e 6ª série do ensino fundamental, 7ª e 8ª série do ensino fundamental e do ensino médio) resolverão problemas de matemática para avaliar o raciocínio e a criatividade na solução.
Organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a olimpíada tem o objetivo de incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental e de todo o ensino médio.

A primeira Obmep foi realizada em 2005 com a participação de 10,5 milhões de alunos, de 31 mil escolas; a segunda teve 14 milhões de estudantes, de 32 mil escolas; na terceira, as inscrições subiram para 17,3 milhões de alunos, de 38 mil escolas.
Prêmios
A Obmep é promovida pelo governo federal por meio dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC) em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Os melhores alunos recebem medalhas de ouro, prata, bronze e certificados de menção honrosa. Os professores premiados fazem cursos de capacitação e as escolas ganham equipamento computacional e livros para composição de uma biblioteca básica em matemática. Mais informações no site
www.obmep.org.br.

Além das medalhas, os alunos com melhor desempenho recebem bolsas de iniciação científica no valor de R$ 100 mensais, que os mantém estudando matemática sob a coordenação da Olimpída. Na edição 2007, o número de bolsas chegou a 3 mil.

Cleiton Alves

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.