domingo, 9 de novembro de 2008

Alianças entre PT, PSDB e DEM ajudam a eleger 255 prefeitos
Foram 134 acordos entre PT e PSDB e outros 121 entre PT e DEM.Petista reeleito em Nova Iguaçu (RJ) diz que disputa nacional atrapalha.
Amauri Arrais Do G1, em São Paulo


O prefeito reeleito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, com o presidente Lula: 'disputa nacional impede aliança com PSDB'
Rivais no plano federal, o PT e os dois principais partidos de oposição no Congresso - PSDB e DEM - fizeram alianças que ajudaram a eleger neste ano 255 prefeitos.

Foram 134 da dobradinha entre PT e PSDB e outros 121 do PT com o DEM, segundo dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As três siglas também aparecem juntas em 139 coligações que ajudaram a eleger prefeitos de outros partidos. Embora os partidos tenham recomendado evitar as alianças com opositores no Congresso, para os recém-eleitos governantes dessas cidades, além de ajudar nas urnas, as alianças entre os partidos traria benefícios à política nacional.


“O PT do Rio tem grande proximidade com gente do PSDB. O que impede é a disputa nacional”, diz o petista Lindberg Farias, reeleito em Nova Iguaçu (RJ) em aliança com o DEM. O prefeito diz ter feito “um grande esforço” para atrair também o PSDB, que o apoiou em 2004, mas não conseguiu. Segundo Lindberg, houve um temor de que o PT nacional vetasse sua candidatura neste ano devido à aliança, o que, segundo ele, poria em risco a reeleição.

“Houve veto do apoio ao candidato do DEM em Valença [RJ], o que foi ruim porque o DEM ia apoiar o PT em cinco outros municípios. Com a postura do PT nacional, acabou inviabilizando.” Para o petista, além da "força do DEM no estado", os minutos a mais no horário eleitoral gratuito foram fundamentais. “Podíamos ter perdido eleição, deixado de conquistar espaço importante para o PT. Se o DEM não nos apoiasse, poderia apoiar nosso adversário.”

fonte:g1.globo.com

Cleiton Alves

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.