quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Henrique Alves se fortalece com eleição de Michel Temer e se aproxima de Wilma

A eleição do deputado federal paulista Michel Temer (PMDB) para a presidência da Câmara dos Deputados fortalece em âmbito local o deputado federal Henrique Alves (PMDB).

O parlamentar potiguar é o líder do PMDB na Câmara dos Deputados e considerado um dos principais articuladores para que Temer presidisse a Casa pela terceira vez. O fato também reforça a aliança que o parlamentar mantém com a governadora Wilma de Faria (PSB).

Tanto Wilma como Henrique declararam nos últimos dias que mantêm conversa política sobre 2010 e que o parlamentar é importante para atração de recursos para a administração estadual.

A aproximação entre Henrique e Wilma é motivada pela aproximação do primeiro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Essa relação entre o peemedebista e o chefe do Executivo nacional existe graças à bancada de quase um quinto dos deputados federais comandada por Henrique.

Por esses fatores, Henrique defende que o PMDB seja aliado do PSB até mesmo para as eleições de 2010.

O fato desagrada o senador Garibaldi Filho (PMDB), dono do maior capital eleitoral do PMDB potiguar. O ex-presidente do Congresso Nacional anunciou que rompeu politicamente com Wilma de Faria depois que ela o criticou, dizendo que ele não usou a presidência do Congresso Nacional para trazer recursos para o Rio Grande do Norte.

Além disso, Garibaldi defende o nome da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) como candidata ao Governo do Estado. Caso ela dispute o cargo em 2010 e tenha êxito, o pai do parlamentar, Garibaldi Alves, assume uma cadeira em substituição à democrata.

O Mossoroense

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.