sábado, 21 de fevereiro de 2009

Lula chama Wilma de ‘minha senadora’

O palanque para a ministra Dilma Rousseff, provável candidata à presidência da República do Partido dos Trabalhadores (PT), está garantido no Rio Grande do Norte. O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) bem que tentou ser o articulador, mas o crédito é da governadora Wilma de Faria (PSB). Em audiência com o presidente na quinta-feira passada, cuja conversa foi gravada em vídeo e posta no endereço eletrônico da Agência Tempo sem ser editado, Lula chama Wilma de “nossa senadora”, em uma clara intenção de que o governo tem interesse na eleição da governadora Wilma de Faria ao Senado.

A disputa pelas duas vagas do Rio Grande do Norte no Senado, nas eleições de 2010, será difícil. Os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM) já anunciaram que buscarão a reeleição. A questão agora é a entrada de Wilma de Faria no páreo. O presidente Lula tem interesse na derrota de Agripino, daí, tendo como gancho essa vontade presidencial, o deputado Henrique Eduardo - que é presidente estadual do PMDB, reluta em não aceitar aproximação do PMDB com o DEM, defendida por Garibaldi.

O projeto que começa a se desenhar foi iniciado quando o presidente esteve no Rio Grande do Norte, no ano passado, na campanha eleitoral. Em Natal, Lula foi taxativo ao afirmar que faria tudo para derrotar Agripino. Como o PMDB integra a base governista em Brasília, o presidente tem interesse na aliança de Garibaldi com Wilma, deixando o senador Democrata com, em tese, o palanque enfraquecido.

Jornal de Fato

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.