domingo, 28 de fevereiro de 2010

Saúde de Obama está boa, mas ele continua a lutar contra cigarro


WASHINGTON (Reuters) - O presidente norte-americano, Barack Obama, continua a lutar contra o tabagismo, mas está em excelente saúde, excluindo-se esse problema, disseram seus médicos num relatório depois que Obama passou por um exame médico de rotina no domingo.


Obama, de 48 anos, visitou o centro médico da Marinha em Bethesda, no Estado de Maryland, na região metropolitana da capital norte-americana, para seu primeiro exame geral desde que assumiu o governo há um ano.
Uma equipe de médicos liderada pelo capitão da Marinha doutor Jeff Kuhlman disse que "Obama está em boa forma para sua função" e disse que ele provavelmente continuará assim até o fim de seu mandato.
Mas os médicos recomendaram que ele continue com "esforços para parar de fumar" e que mude dieta para reduzir o colesterol, que está no limite do saudável.
Talvez por causa do regime de exercícios dele, Obama reclama de dores ocasionais no joelho esquerdo. O médico recomendou que Obama faça outro exame geral em agosto de 2011, quando ele faz 50 anos de idade.
O histórico médico da família de Obama inclui sua mãe que morreu de câncer no ovário e seu avô que morreu de câncer na próstata.


Google

Morre bibliófilo José Mindlin

O colecionador de livros José Mindlin morreu ontem aos 95 anos em São Paulo. Ele estava internado há um mês no Hospital Albert Einstein para tratamento de uma pneumonia. O velório foi realizado até o meio da tarde e, posteriormente, o corpo foi sepultado no Cemitério Israelita, na Vila Mariana.


Empresário e bibliófilo chegou a formar um acervo com cerca de 50 mil livros, sendo considerada a maior biblioteca privada da América Latina. O charme do acervo era a qualidade das obras pinçadas por Mindlin.

Ele contou ao JC, em 2008, que iniciou a garimpagem de livros raros em sebos no Brasil e no mundo quando ainda tinha 13 anos. Em junho de 2009, doou cerca de 45 mil volumes, entre coleções e folhetos, para a USP, para a criação da biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. A Brasiliana USP é um projeto acadêmico da Universidade de São Paulo que reúne a maior coleção de livros e documentos sobre o Brasil, em um moderno edifício de 20 mil metros quadrados na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mindlin deu depoimento na comemoração dos 10 anos da Editora da USC, a Edusc, festejados em 2006. “Sou um entusiasta da Edusc, pela preocupação que vejo na boa seleção de títulos e na qualidade de sua produção.”, ressaltou Mindlin em entrevista à assessoria de imprensa da USC e reproduzida pelo JC.

Nascido em São Paulo, em 8 de setembro de 1914, Mindlin era filho de russos e, além da paixão pela literatura, se dedicou a outras atividades. Trabalhou como repórter no jornal O Estado de São Paulo e formou-se advogado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP. Lá, ele conheceu sua companheira Guita (falecida em 2006), também uma amante dos livros.

Atuou 15 anos como advogado e mais de quatro décadas como empresário, sem abandonar o mundo dos livros. Fundou a empresa Metal Leve que se destacou no setor de peças para automóveis e, atualmente, é controlada pela multinacional alemã Mahle. Ele foi diretor da indústria durante 46 anos, deixando a empresa em 1996.

Aos 32 anos, financiado por um empresário, conseguiu um sócio e fundou a livraria Parthenon, em São Paulo, especializada em livros raros.

Era nos livros que Mindlin, também escritor, se completava. Seu acervo incluía raridades, como a primeira edição de Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa. Mindlin ocupou a cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras. Foi eleito em 20 de junho de 2006, sucedendo o escritor Josué Montello. José Mindlin deixa quatro filhos, 12 netos e 12 bisnetos.



Google

Distração


A Muralha da China como você nunca viu


A exposição World Chocolate Wonderland, algo como Terra Encantada do Chocolate, vai ser aberta ao público no fim desse mês, em Pequim. O objetivo da exposição é, simplesmente, promover o chocolate entre os chineses. Para isso ela utilizou boas táticas, tais como, construir uma nova Muralha da China inteiramente de... chocolate



O Exército de terracota conta com oito mil soldados, 300 cavalos e 200 carruagens, que guardam o mausoléu de Qin Shihuang, o primeiro imperador da China.

 

Terremoto como o do Chile não acontecerá no Brasil, diz especialista

O sismólogo João Carlos Dourado, do campus de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista (Unesp), afirma que um grande terremoto como o que atingiu o Chile neste sábado (27) não vai atingir o Brasil. Segundo Dourado, por o Brasil estar no meio de uma placa tectônica não corre este risco. O terremoto que atingiu o Chile nesta madrugada teve 8.8 graus de magnitude.

“No Brasil, um grande terremoto deste, causado por esse tipo de tectônica não vai ocorrer. Isto porque o Brasil se localiza no meio de placa tectônica, enquanto o Chile se localiza numa borda. O Brasil está no meio dessa placa e no meio dessa placa não existem esforços tectônicos dessa magnitude pra gerar um terremoto desse”, afirmou o especialista. 



O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), George Sand França, destaca que os países do oeste da América Latina estão mais propensos a terremotos.

“A América Latina, principalmente a parte oeste, sempre foi vulnerável a terremoto. O Chile, Peru, parte da Colômbia, Equador também, esses países são países que têm um alerta frequente e devem ter um código civil bem distinto de qualquer outro país que está no meio da placa tectônica”, disse França.

O Chile está numa região sujeita a terremotos. O país já sofreu com o maior terremoto de toda a história, de 9,5 graus de magnitude, em 1960. O terremoto deste sábado foi provocado pelo choque entre duas placas tectônicas: a de Nazca, no Oceano Pacífico, e a sul-americana, na costa oeste do continente. O Chile fica na borda da placa sul-americana.



Os cientistas dizem que não há como afirmar se os dois terremotos têm relação entre si, nem que a América Latina esteja mais vulnerável a tremores do que antes. Essa vulnerabilidade, na região do Oceano Pacífico, é antiga.

Polícia destrói 85 mil pés de maconha no Maranhão


A Polícia Civil do Maranhão destruiu cerca de 85 mil pés de maconha em Rosário (MA), neste sábado (27). A plantação foi descoberta durante um sobrevoo de fiscalização rotineira do Grupo Tático Aéreo (GTA). O local estava dividido em oito áreas de cultivo.

Apesar da divisão, a polícia acredita que todo o cultivo seja de um único responsável, pois há ligação entre as áreas plantadas.

O local da plantação é de difícil acesso, mas fica perto da rodovia MA-402, que liga Rosário ao município de Barreirinhas (MA). 

Alguns dos pés de maconha encontrados já estavam prontos para a colheita. “O proprietário deverá ser indiciado pelo crime e a área deverá ser desapropriada para a reforma agrária”, disse Aluísio Mendes, secretário Adjunto de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

No local, os policiais ainda apreenderam 240 quilos da droga pronta para consumo, 40 mil mudas e cinco quilos de sementes.

Os responsáveis pelas plantações fugiram com a chegada dos dois helicópteros da polícia usados na operação. 

G1

Quer cortar calorias da dieta? Então coma devagar


 Quer saber o segredo para cortar calorias da sua dieta? Coma todas as refeições mais lentamente. Sim, mastigar várias vezes o alimento e gastar mais tempo em cada refeição podem ser bons aliados na perda de peso. Pesquisadores descobriram - e publicaram o estudo na revista da "Associação Americana de Dieta" - que as pessoas que "engolem" num piscar de olhos suas comidas ingerem uma quantidade calórica bem superior. As razões para isso estariam ligadas à ação de dois hormônios que agem na saciedade.
Os pesquisadores ofereceram a um grupo de pessoas porções idênticas de sorvete em diferentes horários do dia. Quando as pessoas comiam em 30 minutos em vez de em 5 liberavam hormônios que as deixavam satisfeitas antes. Os cientistas fizeram exame de sangue nos participantes e mediram a insulina deles antes, durante e depois de ingerirem o sorvete. E descobriram que dois hormônios ligados à sensação de saciedade estiveram mais presentes nos momentos em que houve menos rapidez na ingestão.
Um outro estudo já havia provado que comer vagarosamente é um ato de sabedoria: os participantes da pesquisa que ingeriam os alimentos mais devagar consumiam 10% a menos de calorias que os demais. Outra grande pesquisa feita com três mil pessoas e publicada na The British Medical Journal mostrou que quem come rapidamente até ficar saciado tem três vezes mais risco de ser obeso do que os demais.
O Globo

Refém italiano pede a Berlusconi que salve sua vida e a de sua esposa


CAIRO - O grupo terrorista Al Qaeda no Magrebe Islâmico divulgou hoje uma gravação do refém italiano Sergio Cicala, seqüestrado em dezembro do ano passado no Mali junto a sua esposa Filomene Kabouree, na qual exorta à "generosidade de Berlusconi" para salvar sua vida e a de sua mulher.
"Minha liberdade e a da minha esposa depende das concessões que o Governo fizer. Espero que o mais rápido possível o Governo se interesse por nós e, portanto, por nossas vidas", assegura Cicala na gravação com data do dia 24 de fevereiro e cuja veracidade não pôde ser comprovada.

A Al Qaeda deu ao Governo italiano um prazo de 25 dias a partir de 4 de fevereiro, para que ponha em liberdade vários presos do grupo terrorista em troca da liberdade do casal italiano.



EFE jfu/ma

Crenças Populares




Milhares de pessoas foram em busca de uma cura alternativa para doenças respiratórias na cidade de Hyderabad, na Índia. O tratamento consiste em engolir um peixe pequeno vivo, uma varidade conhecida como murrel, rechedo com ervas medicinais.

Japão emite seu maior alerta de tsunami desde 1993

Tóquio, 28 fev (EFE).- A Agência Meteorológica do Japão emitiu hoje um alerta de "grande tsunami" no litoral nordeste do país perante a possível chegada de ondas que poderiam chegar a três metros, por isso que pediu a evacuação de dezenas de milhares de pessoas.

Trata-se do maior alerta de tsunami declarado no Japão nos últimos 17 anos, por causa do grave terremoto ocorrido ontem no Chile de 8,8 graus de magnitude na escala aberta de Richter, e as autoridades japonesas pediram a evacuação do litoral das zonas em alerta "imediatamente".

O alerta é de "grande tsunami" para três províncias do norte da ilha de Honshu, a principal do Japão (Aomori, Iwate e Miyagi), enquanto no resto do litoral japonês do Pacífico e no arquipélago meridional de Okinawa o alerta é laranja, com risco de ondas de até dois metros.

Também em algumas regiões do litoral ocidental do Mar do Japão foi declarado o alerta amarelo pela possibilidade de ondas de perto de meio metro, de acordo com a Agência Meteorológica japonesa.

Segundo cálculos da agência local de notícias "Kyodo", cerca de 35 mil pessoas das regiões mais em risco foram alertadas para que abandonem seus lares, enquanto os serviços de guarda-costeira recomendaram os navios que não operem no litoral de Iwate.

A companhia ferroviária East Japan Railway decidiu paralisar os serviços em várias áreas litorâneas como Aomori, onde também foram suspensas as eleições municipais previstas para este domingo.

A Agência Meteorológica do Japão alertou que o aviso de tsunami previsivelmente se manterá durante um período de tempo maior do habitual, pois teme-se que a segunda e terceira saraivada de ondas sejam piores que as primeiras.

O tsunami poderia chegar à cadeia meridional de ilhas de Izu e Ogasawara e a Hokkaido (norte) por volta das 13h (horário local, 01h de Brasília).

Dilma cresce e encosta em Serra na disputa pela Presidência, diz Datafolha


Pesquisa DataFolha divulgada neste sábado (27) mostra queda na diferença entre os pré-candidatos do PSDB, o governador paulista, José Serra, e do PT, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à sucessão presidencial.

O levantamento, publicado na edição de domingo pelo jornal Folha de S.Paulo, aponta Serra com 32% das intenções de voto; Dilma Rousseff, com 28%; o deputado federal Ciro Gomes (CE), pré-candidato do PSB, com 12%; e a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva (AC), com 8%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Do total de entrevistados (2.623), 9% disseram que vão votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos e 10% informaram que estão indecisos. O levantamento tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

A pesquisa também apresentou um cenário sem a presença de Ciro Gomes. Nessa simulação, Serra tem 38%, Dilma vai a 31% e Marina Silva fica com 10% das intenções de voto. Na pesquisa de dezembro de 2009, o tucano tinha 40%, Dilma registrava 31% e Marina tinha 11%.

No cenário de segundo turno, numa eventual disputa entre Serra e Dilma, o tucano lidera com 45% das intenções de voto e a petista aparece com 41%. O levantamento realizado em dezembro apontava Serra com 49% das intenções de voto e Dilma com 34%. Em outro cenário de segundo turno, Dilma vence com 48%, contra 26% de Aécio.

De acordo com o Datafolha, o pré-candidato Serra registra o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis, com 25%; seguido de Dilma com 23%; Ciro, com 21%; Aécio, com 20%; e Marina, com 19%.

A pesquisa avaliou também o índice de aprovação do presidente Lula. Na mostra, a aprovação ficou em 73% (de ótimo e bom). Na pesquisa de dezembro, este índice foi de 72%, o mais alto patamar de popularidade apurado pelo Datafolha

Brasileira no Chile diz que atual n° de mortos "é só o começo"



Brasileira radicada há 20 anos na cidade chilena de Linhares, na sétima região do país, a assistente social Fanny Paola Barrera, 32 anos, foi acordada pela filha de 4 anos minutos antes do terremoto. Ela e seu marido, Juan Carlos Martinez, haviam dormido tarde após ver o festival de verão em Viña del Mar pela TV. A menina tivera um pesadelo e parecia pressentir o que estava por vir. Um terremoto de 8,8° atingiria o país, matando mais de 100 pessoas. "Esta contagem é apenas o começo, muito mais gente morta deve aparecer", garante.
Cerca de 3h30 deste sábado, ela sentiu os primeiros tremores. Logo em seguida, as paredes da casa toda passaram a sacudir. "Parecia feita de papel, se movia para todos os lados", disse. O tremor durou um minuto, muito tempo para terremotos. A família ficou imediatamente sem luz, água, e sem notícias do que se passava, com exceção de um rádio a pilha na qual escuta a Paloma, única estação que transmite.
Como obriga seu trabalho, Fanny, que trocou a cidade de Porto Alegre pelo Chile há mais de 20 anos e já tem dificuldade em falar o português, deve trabalhar na reconstrução do país. Ela retorna ao serviço no dia 8 de março. Mas tem certeza de que os próximos dias não serão fáceis. "Com certeza não conseguiremos dormir esta noite", garante.
Tragédia no Chile:

Mais de 140 pessoas morreram morreram após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter registrado na madrugada de sábado (27) no Chile. A contagem de corpos pode passar de 180, segundo o canal estatal
Televisión Nacional. A presidente Michelle Bachelet declarou "estado de catástrofe" no país.
HERMANO FREITAS

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Prisão de 12 Táxis



Doze táxis piratas são apreendidos por agentes da Delegacia do Consumidor (Decon), em Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo o delegado Roberto Ramos, 12 pessoas foram detidas. A ação, batizada de Operação Bandeira 2, tinha como objetivo apreender táxis piratas que circulam pela zona norte

Festival de Neve de Sapporo



Cerimônia de abertura do Festival de Neve de Sapporo, no Japão, acontece diante de escultura de neve do palácio real coreano Baekje, no parque Odori. Cerca de dois milhões de pessoas devem visitar o festival este ano

Cidade de Martins está “pegando fogo”, entenda

A chefe do executivo da cidade de Martins, Maria José Costa, enviou um projeto de lei para a câmara municipal da cidade de Martins que proíbe qualquer manifestação ou evento com uso de trios elétricos bandas de música, orquestras, carros de som, caixa de som amplificada, ou similares, em prédios e logradouros públicos, devido a este projeto a cidade está “pegando fogo”, muita gente é contra o projeto.
 
Na justificativa do projeto é apresentada a alegação de que a cidade mantém vocação turística religiosa para o período, a partir da realização de retiros, fato que impulsiona a economia local a partir de uma prática tradicional. Apenas as manifestações previamente autorizadas pela prefeitura poderão ser realizadas no período e o descumprimento da lei acarretará em intervenção policial e aplicação de multa da ordem de R$ 20 mil, que será aplicada na recuperação de templos religiosos da cidade oestana.  
 
O projeto de lei será apreciado hoje em caráter de urgência urgentíssima pela Câmara Municipal. Antes mesmo da apreciação o projeto era tido como polêmico e é tratado como inconstitucional por parte da população.

Grupo FocoNews, Martins

Projeto de prefeita coloca um balde de água fria em fundação

O projeto que proíbe a realização de festejos carnavalescos na cidade de Martins, coloca um balde de água fria em uma das ações da fundação Maria Fernandes, que anunciou recentemente que fará, sim senhor, um carnaval com bandas e tudo o mais que tem direito.
 
Caso o projeto de autoria do executivo martinense consiga ser aprovado, quem descumpri-lo deverá pagar uma multa no valor de R$ 20 mil. 

Por Roberto Fernandes, de Martins 

Austríaco morre afogado ao tentar pegar celular que caiu no esgoto

Um austríaco de 39 anos morreu afogado em um bueiro ao tentar recuperar seu telefone celular, que tinha caído no esgoto, informou nesta sexta-feira (5) a imprensa local.

O acidente aconteceu na cidade de Innsbruck. O aparelho, um modelo de baixo custo, caiu quando o homem saía do carro. Em vez de desistir, ele levantou a tampa do bueiro e colocou a cabeça lá dentro para tentar pegá-lo.

Porém, o homem acabou perdendo o equilíbrio, ficou com o corpo preso no bueiro, de aproximadamente 60 centímetros de profundeza, e morreu afogado.

"Quando encontramos o corpo, não conseguimos acreditar", disse ao jornal "Österreich" um policial que foi ao local.

A prefeita de Innsbruck, Hilde Zach, pediu à população que evite riscos desnecessários e avise aos bombeiros em casos como este. "Pagar os 40 euros por este serviço é melhor que brincar com a vida", disse.

do G1

Governo lança nova familia de notas do real

 
O BC (Banco Central) lançou nesta quarta-feira a segunda familia de cédulas do real, que substituirão gradualmente as notas já existentes. As novas cédulas terão as mesmas cores e animais das antigas, mas os tamanhos serão diferentes: a de R$ 2 será a menor e os tamanhos aumentarão sucessivamente, conforme o valor das notas.As notas ganharam uma faixa do lado direito com o valor da nota escrito e um grafismo com ilustrações do habitat de cada animal do lado esquerdo. No verso, as figuras dos animais aparecem agora na horizontal e em imagem tridimensional. Além disso, novos itens de segurança foram adicionados às cédulas.

Segundo o órgão, as notas de R$ 50 e R$ 100 começarão a circular ainda no primeiro semestre. As demais (de R$ 2, R$ 5, R$ 10 e R$ 20) serão introduzidas gradualmente até 2012, conforme as cédulas desgastadas forem saindo de circulação. A série de notas atual, lançada em julho de 1994, continuará a valer até a substituição integral

Fonte Blog. jailton Rodrigues

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.