segunda-feira, 1 de março de 2010

Agência nuclear da ONU diz que Irã não coopera suficientemente


O Irã não coopera suficientemente com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) na investigação sobre as polêmicas atividades de seu programa nuclear, afirmou nesta segunda-feira, em Viena, na Áustria, o diretor-geral da agência da ONU, Yukiya Amano.


"A agência segue garantindo que o material nuclear declarado no Irã não seja desviado, mas não podemos confirmar que esse material seja dedicado a atividades pacíficas porque o Irã não forneceu à agência a cooperação necessária", afirmou Amano, no discurso de abertura do conselho de ministros da AIEA.


Amano também afirmou que a proposta feita em outubro por Estados Unidos, Rússia e França, com a mediação da AIEA, permanece válida. A oferta consistia em trocar fora do Irã o urânio levemente enriquecido iraniano por combustível para o reator de pesquisas de Teerã.



"Estou muito decepcionado com o relatório, porque ele é muito longo e entra em muitos detalhes técnicos, o que acaba confundindo a opinião pública", acrescentou o iraniano.


Segundo o diplomata, Teerã está cooperando com os inspetores da AIEA "conforme suas obrigações legais", algo a que se referiu como "mensagem política importante" de seu governo.

Frase do Dia

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.